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Projeto de Pesquisa

ABORDAGEM EDUCACIONAL STEAM, CULTURA MAKER, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E INTERNET DAS COISAS (IoT): DESENVOLVIMENTO, APERFEIÇOAMENTO E VALIDAÇÃO DE PROTOTIPAGEM DE BAIXO CUSTO PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Concluido

 

Alicerçado na perspectiva educacional STEAM que foca em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, com vistas ao desenvolvimento de valores essenciais para a formação de cidadãos conscientes e profissionais qualificados para o mundo do trabalho, no intuito de despertar vocações científicas nas referidas áreas e contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência, sob o viés da cultura maker e IOT, este projeto busca contribuir com o percurso formativo dos estudantes envolvidos na equipe, considerando o atual contexto da Educação 4.0, que se articula com a cultura maker e a aprendizagem baseada em projetos criativos e inovadores  com foco em Ciência e Tecnologia (C&T). A abordagem STEAM desenvolve a autonomia e criatividade discente, além de favorecer a aprendizagem por meio da experimentação e da criação criativa. É sabido que a ciência e a tecnologia são meios de promover a inserção social, sob o ponto de vista da comunicação, mobilidade, qualidade de vida e autonomia. Nessa direção, no âmbito da  agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), dentre eles a redução das desigualdades (10) enquanto direito humano fundamental e para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável, destacamos o desenvolvimento e a prototipagem de Tecnologia Assistiva (TA) que vem permitindo a seus usuários acesso à educação, trabalho, lazer, esporte e significativos resultados para a saúde e o bem-estar. Nessa direção, recentemente, um grande interesse surgiu na comunidade científica em torno de estudos que almejam contribuir com a inclusão de pessoas com deficiência. A Tecnologia assistiva (TA) é concebida como uma área do conhecimento de característica interdisciplinar, abrange o desenvolvimento de produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços com vistas a colaborar com a qualidade de vida e a inclusão de pessoas. Nessa direção, baseado no ponto de vista das tecnologias assistivas, da cultura maker e Internet das Coisas (IoT), neste projeto, intencionamos o desenvolvimento e prototipagem de Tecnologia Assistiva, bem como aperfeiçoamento de protótipo de equipamento de baixo custo que visa contribuir para a acessibilidade de pessoas com deficiência, utilizando componentes eletrônicos, a fim de auxiliar as pessoas com deficiência em suas atividades nos espaços públicos e/ou privados. A equipe é constituída de forma interdisciplinar e a metodologia utilizada para execução deste trabalho será de pesquisa bibliográfica, experimental e exploratória no IFRN Campus João Câmara, visando ao aperfeiçoamento, validação e realização dos testes de usabilidade.