ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA
Concluido- Campus:
- JC
- Data inicial:
- 16/09/2023
- Data final:
- 31/08/2024
- Coordenação:
- Maria Luiza Azevedo de Carvalho maria.carvalho@ifrn.edu.br
Desde que o autismo foi reconhecido como uma deficiência pela legislação brasileira, cresce o número de estudantes autistas que conseguem chegar ao curso superior através da política de cotas. Entretanto, não é só de cotas que se faz educação, o desafio da inclusão inclui política de governo com alterações diversas na legislação, transitoriedade de programas e projetos, precarização da formação docente, falta de compreensão das características do espectro autista e dos transtornos sensoriais nos ambientes diversos, capacitismo e barreiras atitudinais, entre outros desajustes que impedem uma real autonomia do discente com Transtorno do Espectro Autista. Dentre tantas barreiras, a que mais se aglutina é a atitudinal. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga como os discentes percebem a formação de seus docentes no sentido de promover a aprendizagem e o ensino inclusivo. Para tanto, utiliza-se da pesquisa exploratória, com natureza qualiquantitativa com pesquisa bibliográfica, documental e aplicada através de questionários e entrevistas semi-estruturadas. Pretende-se com os resultados obtidos, nortear novas metodologias acessíveis par inclusão do autismo nas escolas de educação profissional e tecnológica, tendo como ponto de partida o campus João Câmara do IFRN.