Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Análise socioeconômica da população do entorno dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no intervalo de 2003 a 2022.

Concluído

A expansão da rede federal de ensino vem ocorrendo de o final de 2005 por meio da Lei nº 11.195, de 18 de Novembro de 2005. Desde então, em cada canto do Brasil, passou a se instalar uma unidade de ensino.

Este projeto tem como objetivo investigar a influência dos Campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) nas cidades que os abrigam. Para tal, serão empregadas imagens históricas da Série Landsat em quatro fases que contemplam diferentes períodos de tempo e de dados estatísticos de 2003 a 2022 (PIB, IDH) de  cada municípios que tenha uma unidade do IFRN. A análise da evolução da mancha urbana será conduzida através da comparação dos mapas de uso e ocupação do solo em diferentes momentos temporais, e os dados estatísticos serão utilizados para quantificar o impacto positivo dos Campis.

Este estudo é relevante porque avalia o impacto dos Campis do IFRN, levando em consideração a legislação relevante, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996) que estabelece as diretrizes para a expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país. Além disso, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) também é considerada ao analisar o impacto dos Campis nas cidades de destino.

Os resultados esperados é a obtenção de informações que possam nortear investimentos em educação e, principalmente, mostrar as contribuições que a presença do IFRN realizou nos municípios do Rio Grande do Norte. 

Projeto importado do Suap em 11/02/2026 às 04:41 (há 15 horas, 45 minutos)