Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

AS ESCOLHAS LITERÁRIAS COMO IMPACTO NO (IN) SUCESSO DA LEITURA LITERÁRIA

Concluido

Esta pesquisa objetiva analisar, sob a perspectiva dos conceitos de professor multiplicador (JOBIM, 2012) e de mutações literárias (PERRONE-MOISÉS, 2016) de que forma os fatores condicionantes que definem o que é literatura no processo de formação docente interferem na seleção, realizada por professores do IFRN e da Escola Estadual Manoel de Melo Montenegro, ambas instituições sediadas em Ipanguaçu, de obras e autores a serem estudados em sala de aula. Para isso serão entrevistados, por meio de questionários, docentes de Língua Portuguesa e Literaturas das referidas escolas, e os dados obtidos confrontados tanto com a análise do ementário, da matriz curricular dos cursos e com os postulados teóricos tratados aqui. Nossa hipótese é de que há um processo, em andamento, de multiplicação não só de gostos literários, sobretudo, do cânone, mas também de métodos e critérios de escolhas de obras e autores.