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Projeto de Pesquisa

"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte": um estudo sobre o perfil e o comportamento dos consumidores de alimentos em bares, lanchonetes e restaurantes na Serra de Santana

Concluido

No atual contexto organizacional, as empresas precisam urgentemente adequarem-se às novas exigências do mercado, tornando-se atrativas e mais próximas dos seus públicos-alvo. Essa mudança de postura se dá sobretudo pela forma como estas se comunicam com seus clientes, bem como a compreensão que possuem a respeito do comportamento do consumidor. No segmento de bares, lanchonetes e restaurantes, cada vez mais competitivo, entender as motivações e preferências dos consumidores é uma das tarefas primordiais para o êxito de um empreendimento. Sabe-se que fazer refeições fora do lar ou até mesmo buscar uma experiência gastronômica interessante, tem se tornado uma prática comum da sociedade. Os hábitos alimentares e as relações das pessoas com a comida influenciaram os estabelecimentos que vendem alimentos, nos mais diversos nichos de mercado, a desenvolverem estratégias adequadas para atrair tais consumidores. Por isso, observa-se que a compreensão do comportamento do consumidor é uma informação essencial nesse ambiente. Desse modo, partindo de estudos e pesquisas recentes sobre a temática, esse projeto busca identificar o perfil e o comportamento dos consumidores de alimentos em bares, lanchonetes e restaurantes na Serra de Santana, visto o aumento substancial de empreendimentos nesse segmento mercadológico, além das mudanças no comportamento dos consumidores quando se trata de refeições fora do lar. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória-descritiva do tipo survey numa abordagem qualitativa e quantitativa. Espera-se que os resultados sirvam de subsídio importante para os profissionais que atuam direta e indiretamente em bares, lanchonetes e restaurantes, dentre eles, gestores e profissionais de atendimento ao cliente, consultores da área de alimentos, e especialmente os alunos dos Cursos Técnico Integrado em Alimentos e de Tecnologia em Alimentos, no intuito de “despertarem” para essa realidade de negócio que se expande consideravelmente no mercado, criando oportunidades.