Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A INFLUÊNCIA DO TIKTOK NO CONSUMO E USO DE MODA PELA SHEIN

Concluido

Atualmente, decorrente do capitalismo, o mundo se encontra em processo de consumo e produção em larga escala, resultado da modernização e da cultura em massa. A moda, nesse contexto, se insere na perspectiva fast fashion. A mídia, que tem um papel fundamental sobre a sociedade de consumo, por meio das publicidades, passou a influenciar de maneira direta com técnicas psicológicas que proporcionam alguns impulsos na mente humana na hora realizar uma compra, em especial por meio de figuras que influenciam o consumo e o vestir. Portanto, vê-se que o processo de produção em massa está ligado diretamente com a era digital, especialmente as mídias sociais, onde se tem o potencial de maior rapidez e praticidade nos processos e atendimento às demandas, possibilitando assim um novo meio de venda, além do poder de influenciar o indivíduo mesmo que seja de maneira indireta. A partir desses avanços tecnológicos, as empresas aproveitam esses crescimentos para criar relacionamentos com seus consumidores, captando cada vez mais sua atenção com os seus produtos, e conquistando novos clientes. Com isso em mente, este projeto tem como objetivo identificar a relação da rede social TikTok com a marca varejista de ultra fast fashion mais conhecida atualmente nas plataformas digitais: a Shein. Além de abordar os impactos que a influência dessa parceria pode causar no mundo, principalmente ao meio ambiente. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, de objetivo exploratório-descritivo e abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, pretende-se conduzir um survey com usuários da rede social TikTok, de modo a evidenciar o papel de seus criadores de conteúdo no consumo de moda da Shein. A partir dos resultados, espera-se entender de quais formas, juntas, essas empresas são capazes de atrair rapidamente a atenção de milhares de usuários, logo transformando eles em consumidores.