Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A presença de discentes negros e indígenas do IFRN - Campus Mossoró: um estudo de caso

Concluído

O projeto tem como fundamento realizar um estudo de caso sobre a presença de discentes pretos, pardos ou indígenas, com a finalidade de analisar com uma abordagem qualitativa quem são  essas educandas e educandos, assim como caracterizar o perfil socioeconômico, de modo a possibilitar que a gestão local e sistêmica adote medidas de apoio, permanência e êxito aos estudantes pretos, pardos e indígenas do IFRN/Campus Mossoró, tais como o fomento e implementação de ações afirmativas. Nosso objetivo é, portanto, objetivo analisar a presença negra e indígena no IFRN Campus Mossoró por meio de um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando procedimentos como entrevistas e questionários que

De acordo com a Constituição Federal de 1988, o Brasil é um país multirracial e multicultural. A Carta Política brasileira prevê a proteção aos direitos e garantias fundamentais, sobretudo a igualdade, nos termos do artigo 5º. Outrossim, de acordo com os artigos 6º e 205, é dever do Estado garantir o direito social à educação, de modo a possibilitar o desenvolvimento pleno da pessoa, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.

Um dos princípios da educação pública é a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, como instituído no artigo 206, inciso I, da Constituição. Esse direito deve ser salvaguardado a toda e qualquer pessoa, sem distinção. Contudo, não obstante vivermos em um país multirracial, ainda persiste uma imensa desigualdade social que perpassa pela questão racial, onde negros e indígenas têm um menor acesso à educação pública de qualidade em decorrência das circunstâncias materiais e históricas da formação social do Brasil.

A Lei n. 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e instituições federais, trata, dentre outras coisas, da reserva de vagas para educandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Assim, é fundamental a realização de uma análise quantitativa quanto a presença destes estudantes no campus Ipanguaçu e a caracterização do perfil socioeconômicofavoreçam o acesso à experiência vivida dos estudantes negros e indígenas do IFRN. Espera-se que tal analise possa contribuir tanto para as ações do NEABI como para que os gestores locais e sistêmicos possam ter subsídios na adoção de medidas de apoio à permanência e êxito desses estudantes. A proposta basilar é voltada para a análise qualitativa por meio de um estudo de caso, entretanto, é possível a ampliação tendo estudo caso tenhamos uma maior equipe com dois bolsistas. Com a ajuda de fomento e mediante a obtenção de duas bolsas possíveis, os pesquisadores interessados afirmam a possibilidade de redimensionar o projeto para acrescentar também uma etapa para o levantamento e analise quantitativa dos estudantes negros regularmente matriculados no referido Campus.

Projeto importado do Suap em 12/02/2026 às 04:41 (há 6 horas, 36 minutos)