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Projeto de Pesquisa

A FORMAÇÃO DOCENTE LITERÁRIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFRN/Campus Ipanguaçu

Concluido

O Plano Nacional de Educação prevê a realização de 20 metas até o ano de 2024. Um plano direcionado à educação tem como um dos objetivos evidenciados a formação docente inicial e continuada de responsabilidade das instituições e também do profissional educacional. No contexto atual, pensar a educação se faz cada vez mais necessário diante das mudanças urgentes e necessárias que surgiram esse ano a partir da pandemia que assolou não só o nosso país mas o mundo. O Brasil passou a enfrentar graves problemas de isolamento social e um dos que foi muito afetado foi o da educação escolar que mesmo distante, em isolamento passou a realizar atividades, dando continuidade ao processo ensino-aprendizagem de forma remota, sem termos pensado anteriormente nesse novo modelo educativo. Percebemos então que novo formato de formação docente passou a ser refletido em todas as instâncias educativas, tendo em vista a possibilidade de incluir as tecnologias de informação e comunicação, as metodologias ativas mas não antes de prescindir uma formação didático-pedagógica desses docentes da educação básica. Nossa pesquisa está direcionada para a análise dessa formação didático-pedagógica no que diz respeito à formação literária como ampliadora de um universo cultural, capaz de ir além dos aspectos pragmáticos dessa formação. Dessa forma, analisar essa formação nos cursos de licenciatura possibilitará uma melhoria também no índice de aprendizagem dos estudantes da educação básica, público para quem está direcionada a prática do licenciado. Nessa perspectiva, objetivamos analisar as diretrizes oficiais dos cursos de formação docente, o projeto pedagógico do curso, as ementas e programas gerais das disciplinas ofertadas e a produção dos trabalhos finais dos discentes, assim como as falas dos sujeitos da pesquisa: docentes e discentes para entendermos o real contexto em que se dá essa formação.