Alfabetização científica e literacia matemática: buscando elementos para uma educação convergente no ensino de ciências e matemática
Em execução- Campus:
- MO
- Data inicial:
- 01/09/2022
- Data final:
- 31/08/2023
- Coordenação:
- Albino Oliveira Nunes albino.nunes@ifrn.edu.br
A alfabetização científica é um dos principais objetivos do ensino-aprendizagem de ciências da natureza, ao passo que a literacia matemática é um dos principais objetivos da educação matemática. Assim, no presente estudo teórico-bibliográfico propõe-se um estado do conhecimento sobre como esses dois objetivos educacionais têm sido apresentados na literatura em língua portuguesa com vistas à compreensão das aproximações e distanciamentos entre esses dois objetivos educacionais da área de ensino de ciências e matemática. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica sistemática do tipo estado da arte na qual será usada a análise de conteúdo segundo descrita por Bardin (2011) para a categorização das propostas e conceituações da AC e LM. Espera-se como resultados uma matriz teórica que aproxime a AC e a LM e que possa contribuir para o planejamento integrado dos conceitos/conteúdos das ciências e da matemática.