Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Alfabetização científica e literacia matemática: buscando elementos para uma educação convergente no ensino de ciências e matemática

Em execução

A alfabetização científica é um dos principais objetivos do ensino-aprendizagem de ciências da natureza, ao passo que a literacia matemática é um dos principais objetivos da educação matemática. Assim, no presente estudo teórico-bibliográfico propõe-se um estado do conhecimento sobre como esses dois objetivos educacionais têm sido apresentados na literatura em língua portuguesa com vistas à compreensão das aproximações e distanciamentos entre esses dois objetivos educacionais da área de ensino de ciências e matemática. Para tanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica sistemática do tipo estado da arte na qual será usada a análise de conteúdo segundo descrita por Bardin (2011) para a categorização das propostas e conceituações da AC e LM. Espera-se como resultados uma matriz teórica que aproxime a AC e a LM e que possa contribuir para o planejamento integrado dos conceitos/conteúdos das ciências e da matemática.