Aluno-Autor no Ensino Médio: experiências de autoria no retorno das aulas presenciais
Concluido- Campus:
- PAAS
- Data inicial:
- 01/09/2022
- Data final:
- 31/08/2023
- Coordenação:
- Rosa Maria da Silva Medeiros rosa.medeiros@ifrn.edu.br
Fundamentando-se Bakthin (1992); Possenti (2001, 2002), Tfouni (2008), o projeto de pesquisa "Aluno-Autor no Ensino Médio: experiências de autoria no retorno das aulas presenciais" objetiva analisar relatos pessoais de alunos do 2 ano do Ensino Médio, para identificação de marcas de autoria e de que temáticas foram abordadas nos textos deles, em 2021, período de transição entre a (não) presencialidade na escola em virtude da pandemia. A partir dos conceitos de autoria e estilo, esse projeto contribui com reflexões teórico-metodológicas sobre a análise de textos dos alunos que não se limita a adequações gramaticais e textuais, mas que identifica e reconhece produções autorais. A concretização desse projeto possibilita o aprofundamento e a atualização de discussões sobre escrita escolar, relacionando autoria, ensino e textos escritos por jovens ao expressarem modos de ser e dizer na/para escola.