Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Aluno-Autor no Ensino Médio: experiências de autoria no retorno das aulas presenciais

Concluido

Fundamentando-se Bakthin (1992); Possenti (2001, 2002), Tfouni (2008), o projeto de pesquisa "Aluno-Autor no Ensino Médio: experiências de autoria no retorno das aulas presenciais" objetiva analisar relatos pessoais de alunos do 2 ano do Ensino Médio, para identificação de marcas de autoria e de que temáticas foram abordadas nos textos deles, em 2021, período de transição entre a (não) presencialidade na escola em virtude da pandemia. A partir dos conceitos de autoria e estilo, esse projeto contribui com reflexões teórico-metodológicas sobre a análise de textos dos alunos que não se limita a adequações gramaticais e textuais, mas que identifica e reconhece produções autorais. A concretização desse projeto possibilita o aprofundamento e a atualização de discussões sobre escrita escolar, relacionando autoria, ensino e textos escritos por jovens ao expressarem modos de ser e dizer na/para escola.