A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA RELAÇÃO SAÚDE E AMBIENTE: UM OLHAR A PARTIR DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS.
Concluido- Campus:
- PF
- Data inicial:
- 25/04/2022
- Data final:
- 25/04/2023
- Coordenação:
- Leonardo Emmanuel Fernandes de Carvalho leonardo.emmanuel@ifrn.edu.br
O trabalho visa analisar as contribuições de uma sequência didática fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (TMP) e as suas implicações do processo de ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica sobre a relação “saúde e ambiente”, através da abordagem temática das doenças negligenciadas. O projeto se caracteriza como pesquisa qualitativa, com procedimentos direcionados a Observação Participante (OP) e que será realizada com alunos de uma escola pública na Cidade de Pau dos Ferros/RN, que atendam aos critérios para participação: I - estar matriculado; II – ter assiduidade nas aulas e; III- assinatura do TCLE e/ou TALE, pelos pais ou responsáveis. O projeto será realizado em uma sequência didática fundamentada na abordagem dos Três Momentos Pedagógicos (TMP). A pesquisa demonstrará como a aplicação da metodologia dos TMP poderá (ou não) facilitar o processo de construção do conhecimento dos alunos sobre os conteúdos biológicos acerca da abordagem temática e contextualizando-os com a relação saúde e ambiente. Ao longo do projeto, será analisado se uma sequência didática fundamentada nos TMP, pode ser utilizada ou não por professores das disciplinas de ciências e/ou biologia, uma vez que a literatura apresenta pontos positivos como, por exemplo, a fácil aplicação e flexibilidade para adaptação a realidades, conteúdos e públicos diversos.