Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A INFLUÊNCIA DO GRUPO SUL-COREANO BTS NO CONSUMO DE MODA POR PARTE DAS FÃS BRASILEIRAS

Concluido

Desde os anos 90 a Coréia do Sul vem investindo amplamente em sua produção cultural e artística, em decorrência da forte crise econômica enfrentada pelo país em 1997, focando-se em conquistar capital cultural. Dentre esses investimentos, pode-se ressaltar a banda de pop Bangtan Boys, mais conhecido como BTS, como um dos mais expressivos, à medida que se tornou sensação global e passou a deter um quantitativo significante de fãs por todo o mundo, auxiliando na popularização do pop coreano no ocidente. A base de fãs do grupo BTS é constituído em boa parte pelo público feminino, jovens, pertencentes à Geração Z e com grande espaço nas mídias sociais, especialmente o TikTok. Tendo em mente a devoção dos fãs nas diferentes esferas do entretenimento, o consumo de moda sempre foi influenciado pelos ídolos, sejam eles musicais, televisivos ou cinematográficos; com o grupo BTS isso não é diferente, nem mesmo no território brasileiro. Os integrantes são conhecidos por fazerem esgotar diversos produtos, desde alimentos a peças de vestuário, pois, sempre que aparecem usando ou vestindo algo, a busca pelos itens se torna imediata e esgotam em minutos. Com isso em mente, este projeto tem por objetivo identificar como se desenrola a influência do grupo musical BTS no consumo de produtos de moda por fãs brasileiras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza básica, exploratória-descritiva e de abordagem quanti-qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, será empregado o método de survey virtual para coleta de dados, disseminando um questionário, com questões fechadas e abertas, em grupos de Facebook voltados para fãs do BTS. Os dados serão analisados por estatística descritiva básica. A partir dos resultados, espera-se ser possível traçar um perfil de consumo de moda por fãs da banda BTS, pluralizando as discussões sobre a importância e influência da indústria do entretenimento, em específico as personalidades orientais, no consumo de produtos de moda.