A literatura gótica no ensino de língua espanhola
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 25/04/2022
- Data final:
- 25/04/2023
- Coordenação:
- Carla Aguiar Falcao carla.falcao@ifrn.edu.br
Trabalhar a língua estrangeira na escola pública tem sido um grande desafio. Com a pouca carga horária semanal destinada ao ensino de línguas, o professor apresenta dificuldades para desenvolver um material específico que atenda às suas necessidades. Considerando o valor da literatura, principalmente por ser escrita com uma linguagem para nativos e para o deleite da leitura, ou seja, sem o objetivo de ensinar a língua, entendemos que o texto literário (TL) proporciona ao aluno uma familiaridade com as formas e usos da língua estudada, além da chance de adquirir conhecimentos práticos, funcionais, comunicativos, culturais, discursivos e literários. Ao trabalhar a leitura com a utilização da literatura, o professor acabará por transmitir também conhecimentos que fomentarão a competência literária, assim como a cultural, social, pragmática, etc. Entretanto, o que observamos, em projetos de pesquisa e de extensão anteriormente desenvolvidos, assim bem como a partir da nossa atuação em Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP), financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é que a literatura continua ocupando um espaço reduzido ou inexistente dentro das aulas de língua espanhola no ensino médio. Considerando essa realidade e defendendo que a literatura esteja presente nesse contexto de ensino, decidimos realizar esse estudo, com o qual objetivamos contribuir com a formação inicial de futuros professores e de professores já formados para a seleção, tratamento didático do texto literário, especificamente de textos literários góticos, nunca antes trabalhados em projetos anteriores, para elaboração de propostas para aulas de Espanhol como língua estrangeira (E/LE) no ensino médio.