Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A dimensão lúdica dos jogos de tabuleiro e seu papel na educação

Concluido

O presente projeto de pesquisa visa discutir o papel que os jogos de tabuleiro modernos e a sua dimensão lúdica podem desempenhar na educação básica. Jogos de tabuleiro modernos, também chamados de Board Games, consistem em jogos, geralmente jogados em superfícies planas, contendo um conjunto de regras específicas e temáticas variadas. Embora as versões modernas sejam bastante complexas e imersivas, jogos de tabuleiro possuem uma longa tradição na história e na cultura humana, sendo jogados desde a Antiguidade. Ao longo da história, os jogos de tabuleiro foram empregados para exemplificar momentos da vida cotidiana, em geral com objetivos de entretenimento, mas também, como salienta Johan Huizinga, com uma função significante, transcendendo as necessidades imediatas da vida. Assim, dadas as circunstâncias, complexidades e exigências da formação educativa contemporânea, somada a popularização desses tipos de jogos, torna-se valorosa a discussão sobre a inserção desse aspecto lúdico dentro do ambiente escolar, especialmente, buscando metodologias que fujam do (agora tradicional) uso das tecnologias de informação e comunicação.