A ABORDAGEM DAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA A RELAÇÃO SAÚDE E AMBIENTE.
Concluido- Campus:
- PF
- Data inicial:
- 01/02/2022
- Data final:
- 31/01/2023
- Coordenação:
- Daniele Bezerra dos Santos daniele.bezerra@ifrn.edu.br
Mesmo com uma tendência histórica de redução de casos e óbitos relacionados às doenças infecciosas, não há, no Brasil, uma linearidade epidemiológica de tais processos, haja vista mudanças nos padrões resultantes das transformações sociais. Nesse contexto figuram as doenças negligenciadas, presentes nos países em desenvolvimento e responsáveis por emergência e reemergências de patologias que assolam a população. O contexto ambiente e saúde é responsável direto pela ocorrência de tais doenças, de modo que os espaços de interação social e formação, com escola e comunidade, são ideais para ações preventivas. De tal modo, o presente estudo visa analisar a abordagem do ensino das doenças negligenciadas no ensino de ciências e biologia quanto à abordagem das doenças negligenciadas, pautada no problema científico: como as doenças negligenciadas são trabalhadas no ensino de ciências e biologia? A pesquisa será realizada através de uma revisão integrativa da literatura, que parte de um questionamento específico e segue uma sistemática metodológica de busca e análise de dados, com observância ao protocolo PRISMA. Para busca serão utilizadas as seguintes bibliotecas e bases de dados científicos: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Education Resources Information Center (ERIC) e o Nacional Library of Medicine (PUBMED). A escolha pelas bases de dados nas grandes áreas educação e saúde, se deve ao foco na maior abrangência e possibilidade de obter resultados mais amplos. Para a busca serão utilizados como descritores “doenças negligenciadas”, atrelado aos termos “ensino de ciências” e “ensino de biologia” e suas respectivas versões em inglês, agrupados pelo operador booleano AND. Serão incluídos todos os estudos voltados ao objetivo proposto, desde que disponíveis gratuitamente. Estudos com objetivos distintos ao objetivo proposto serão excluídos. Para gerenciamento dos arquivos e referências será utilizado o programa Zotero®, que permitirá a identificação de duplicadas. Na compreensão de que o Brasil passa, atualmente, por uma condição sanitária e social de alerta, por conta da pandemia por Covid-19, o direcionamento de ações pode fazer com que as doenças já negligenciadas, passam a ser ainda mais, emergindo, pois, a necessidade de inclusão de pauta da temática nos diversos espaços dialógicos.