A AUTENTICIDADE DAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM MARCAS BRASILEIRAS DE SLOW FASHION: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE GREENWASHING
Concluido- Campus:
- CA
- Data inicial:
- 08/11/2021
- Data final:
- 18/04/2022
- Coordenação:
- Livia Juliana Silva Solino de Souza livia.solino@ifrn.edu.br
A indústria têxtil é um dos setores produtivos que mais impactam o meio ambiente, visto que ele possui inúmeros processos geradores de poluentes. Nos últimos anos, o consumo, a poluição, e a retirada de bens naturais vêm crescendo de forma significativa, ocasionando problemas irreversíveis ao planeta, como a poluição das águas, ar e solo. Na indústria da moda, o fast fashion, um dos principais modelos produtivos utilizados na atualidade, caracteriza-se pela fabricação de peças em grande escala de forma padronizada a partir de materiais com menor durabilidade e, consequentemente, maior índice de descarte que, por sua vez, são responsáveis por grande parte do lixo gerado pela indústria da moda. Desse modo, os consumidores estão cada vez mais cientes dos problemas ambientais causados pelo setor têxtil e em parte estão optando por marcas que sejam mais sustentáveis. Muitas empresas, hodiernamente, utilizam a prática do Greenwashing, termo usado para fazer referência a estratégias de propagandas enganosas que consistem apenas em uma lavagem verde superficial. Tais discursos e campanhas publicitárias promovem características sustentáveis, no entanto, tais serviços não acontecem exatamente como propagado, visto que muitas empresas não se preocupam verdadeiramente com o meio ecológico dentro de suas produções, e sim exclusivamente com o aumento das vendas de produtos. Nesse contexto, o objetivo geral do estudo é analisar, através de alguns parâmetros pré-estabelecidos com base na literatura, o comportamento de marcas de moda que se colocam no mercado brasileiro como sustentáveis, a fim de compreender se elas estão de fato modificando a forma de agir, ou se estão apenas seguindo a tendência de consumo e maquiando suas práticas tradicionais. O estudo consiste em uma pesquisa de natureza aplicada e foi desenvolvido em 6 etapas, inicialmente com a leitura de artigos, posteriormente com a seleção dos itens que irão compor a tabela comparativa. Em seguida, será feita uma catalogação das empresas que se colocam como Slow Fashion. Na quarta etapa ocorrerá uma análise comparativa entre as ações e posicionamentos das empresas e o que foi definido como métrica sustentável. A quinta etapa refere-se ao gerenciamento dos resultados e por último a confecção de um artigo científico e ações de divulgação. Espera-se com esse trabalho não só transmitir informações sobre moda e sustentabilidade, mas também conscientizar as pessoas e marcas sobre a importância de preservarmos o ecossistema e incentivar as marcas e as pessoas a tomarem ações concretas e duradouras para tornar o mundo mais sustentável.