AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, O DIÁLOGO DIDÁTICO SIMULADO E AS TRANSFORMAÇÕES NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Concluido- Campus:
- ZL
- Data inicial:
- 04/10/2021
- Data final:
- 31/05/2022
- Coordenação:
- Abigail Noadia Barbalho da Silva abigail.silva@ifrn.edu.br
O objetivo desta pesquisa é compreender o diálogo didático simulado, como fenômeno intrínseco às tecnologias da informação e comunicação na educação, e suas implicações para a prática docente que se processam na educação profissional de ensino médio. O referente teórico considera os estudos na área de Educomunicação, fundamentados em Orozco Gómez (2014), Martin Barbero (2014), García Aretio (2001, 2007), e Filatro (2017), os quais discutem a natureza educativa das mídias e das mediações que decorrem de seus usos em processos educativos. O problema de pesquisa que emerge desse referente pode ser assim formulado: em que medida as diferentes mídias que se integram à prática docente na educação profissional, no período em que se implementou o ensino remoto emergencial, ressignificaram a prática docente na educação profissional? Metodologia: a pesquisa é de natureza qualitativa e exploratória. Os dados serão coletados via formulário eletrônico (Google Forms), com questões objetivas e discursivas, e será distribuído entre alunos e professores da educação profissional, de forma ampla e aleatória. Os respondentes não terão dados pessoais coletados, tais como nomes, endereço eletrônico, ou contato telefônico. Os resultados serão organizados em gráficos e tabelas, seguidos das principais discussões sobre as categorias tecnológicas, pedagógicas e comunicacionais relacionadas à mídia digital, e à luz do referencial teórico elaborado previamente.