A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Concluido- Campus:
- IP
- Data inicial:
- 01/09/2021
- Data final:
- 31/08/2022
- Coordenação:
- Veronica Maria de Araujo Pontes pontes.veronica@ifrn.edu.br
Propomo-nos a estudar os cursos de Licenciatura no que diz respeito à formação docente leitora em duas instituições públicas do Brasil e de Portugal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN e Universidade de Lisboa, tendo em vista as orientações oficiais dos Ministérios da Educação dos dois países. Entendemos que a formação docente leitora literária é necessária e urgente, visto que os dados avaliativos de programas como o PISA, SAEB, entre outros, têm mostrado uma defasagem brasileira no tema o que acarreta uma preocupação na aquisição do conhecimento em geral desde a educação básica. Como os Cursos a que nos propomos investigar são responsáveis pela formação de professores da educação, nosso interesse está voltado para a análise do tipo de leituras literárias que estes cursos propõem na formação desses profissionais educadores. Assim, baseamo-nos em autores como: Alice Lopes, Elizabeth Macedo, Stephen Ball, Otília Sousa que nos nortearão na análise das orientações oficiais como Projeto Pedagógico de Curso, Plano de Desenvolvimento Institucional, os Programas Gerais dos Componentes Curriculares, Programas das Disciplinas, Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como nos documentos oficiais voltados para a leitura literária e sua importância na formação do aluno e na análise da formação leitora, e estaremos pautados por: Fernando Azevedo, Verônica Pontes, Umberto Eco, Regina Zilberman, Renata Junqueira, Ângela Balça, entre outros. Nessa perspectiva buscaremos analisar também os discursos expostos e omitidos em torno da construção do currículo e da finalidade desse currículo na formação do professor/aluno analisando dois contextos de duas regiões diferentes, mas pautadas pela inserção do Estado na responsabilidade dessas instituições o que nos fará entender como essas diferenças institucionais estão traduzidas no contexto comum a serviço do público/povo e no discurso em torno da melhoria e formação específica do professor visando à formação leitora literária na educação básica.