Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A LITERATURA INDÍGENA INTEGRADA A UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Concluido

A implementação da Lei 11.645/08, ao tornar obrigatório o ensino de história e cultura indígenas na educação básica, tem proporcionado mudanças para a equidade racial. Neste sentido temos como objetivo apresentar práticas pedagógicas voltadas ao ensino das ciências sociais por meio da literatura indígena, de modo utilizem-na como materiais didáticos. O projeto está organizado em três momentos: o primeiro trata dos estudos sobre a importância de buscar alternativas didático-pedagógicas impulsionadas pela implementação da Lei 11.645/08; o primeiro aborda os estudos sobre a arte de contar histórias integrada uma prática pedagógica na educação básica; e o terceiro, a importância das literaturas indígenas por meio de um guia bibliográfico. Na metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico de autores indígenas a fim de integrar conhecimentos para fundamentar a articulação teórico-prática ao ensino de Sociologia.