A LITERATURA INDÍGENA INTEGRADA A UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Concluido- Campus:
- MO
- Data inicial:
- 01/03/2021
- Data final:
- 30/09/2021
- Coordenação:
- Euza Raquel de Sousa euza.raquel@ifrn.edu.br
A implementação da Lei 11.645/08, ao tornar obrigatório o ensino de história e cultura indígenas na educação básica, tem proporcionado mudanças para a equidade racial. Neste sentido temos como objetivo apresentar práticas pedagógicas voltadas ao ensino das ciências sociais por meio da literatura indígena, de modo utilizem-na como materiais didáticos. O projeto está organizado em três momentos: o primeiro trata dos estudos sobre a importância de buscar alternativas didático-pedagógicas impulsionadas pela implementação da Lei 11.645/08; o primeiro aborda os estudos sobre a arte de contar histórias integrada uma prática pedagógica na educação básica; e o terceiro, a importância das literaturas indígenas por meio de um guia bibliográfico. Na metodologia utilizou-se de levantamento bibliográfico de autores indígenas a fim de integrar conhecimentos para fundamentar a articulação teórico-prática ao ensino de Sociologia.