Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A EXPERIMENTAÇÃO DA PERFORMANCE EM OFICINAS COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA ARTISTAS

Concluido

 

A partir da realização da oficina “Performance: Contexto - Disruptura – Movimento” em 2018, esse projeto busca pensar a performance como disporadora para a criação performática. Voltada para contribuir com a formação de outros artistas, a ação possibilitou um campo de experimentação ampliado e diverso que auxiliou na criação de performances individuais. A metodologia foi pensada em três eixos e direcionou estudos sobre arte em contexto, ações disruptivas (ARAÚJO, 2011) e os viewpoints (BOGART; LANDAU; 2017). A justificativa do projeto reside em aproximar a criação artística ao processo de formação desses artistas ao apresentar a performance como uma outra possibilidade de pensar estratégias. Na fundamentação teórica, além dos jámencionados, nos apropriaremos do professor-performer (CIOTTI, 2014) e work in progress (COHEN, 2006). Como resultados esperados do projeto, pretende-se a produção de um artigo científico para publicação em periódicos.