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Projeto de Pesquisa

Concepções docentes sobre o componente curricular Prática Profissional: com a palavra o orientador

Concluido

No contexto da Educação Profissional, a prática profissional representa uma oportunidade que o estudante tem de vivenciar experiências que lhe permitam aplicar os conhecimentos construídos ao longo do seu curso, através de atividades e procedimentos que se aproximam da realidade da profissão para a qual ele está sendo formado. Esse conjunto de atividades formativas, tal qual o concebe o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, proporciona ao aluno vislumbrar um pouco da realidade da sua futura atuação profissional. No entanto, nem sempre se verifica na prática uma relação tão direta entre o que os documentos institucionais definem sobre a prática profissional e a forma como ela é concebida por aqueles que estão envolvidos com a sua concretização na rotina da instituição. Por esse motivo, este projeto se propõe a investigar o que pensam os professores orientadores dos trabalhos de conclusão de curso acerca da prática profissional, no âmbito do Ensino Médio Integrado do campus Parnamirim do IFRN. A pesquisa está fundamentada em autores de referência na Educação Profissional, como Ramos (2007), Moura (2013), bem como em documentos oficiais do Ministério da Educação (BRASIL, 2007) e da própria instituição, como o Projeto Político Pedagógico (IFRN, 2012). Serão realizadas ações como: identificação dos professores do referido campus que já orientaram, pelo menos uma vez, trabalhos de conclusão de curso; delimitação do lastro teórico no qual as discussões estarão ancoradas; entrevistas com os participantes da pesquisa; análise, categorização e interpretação dos dados à luz do referencial teórico estabelecido. Pretende-se chegar a resultados que contribuam para compreensão da relação entre as concepções defendidas pelos docentes e a forma como eles conduzem as atividades de prática profissional.