Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A modelagem paramétrica como recurso didático-pedagógico no ensino remoto de Desenho Técnico

Concluido

O estudo das formas geométricas bi e tridimensionais é assunto básico e imprescindível na formação do técnico em Edificações. Este conteúdo é abordado no eixo tecnológico do curso pela disciplina de Desenho Técnico sob abordagem de caráter instrumental e gráfico, porém, também é abarcado por matemática já que tem sua origem na Geometria Euclidiana. Considerando o cenário atual de ensino remoto e a necessidade de adoção de ferramentas tecnológicas e também dinâmicas, a modelagem paramétrica surge como um recurso didático-pedagógico oportuno, uma vez que cria formas geométricas simultaneamente ao manuseio de suas variáveis, utilizando de raciocínio lógico e algorítmico. A metodologia proposta neste projeto baseia-se na experimentação, adotando videoaulas de simulação de exercícios gráficos modelados no software Rhinoceros com o plug-in para parametrização Grasshopper. Espera-se trazer mais dinamicidade ao ensino-aprendizagem em Desenho Técnico e explorar novas tecnologias computacionais resultando em mais interesse e melhor desempenho dos alunos na disciplina.