Alfabetização científica e tecnológica em cursos técnicos e tecnológicos do IFRN: Compreendendo sua efetivação.
Concluido- Campus:
- MO
- Data inicial:
- 10/05/2021
- Data final:
- 17/12/2021
- Coordenação:
- Albino Oliveira Nunes albino.nunes@ifrn.edu.br
A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) impõe-se como uma necessidade para a compreensão do mundo moderno, no qual a C&T tem um papel fundamental. A despeito disso, alguns estudos apontam para o crescente desinteresse dos estudantes pelo estudo das ciências naturais e tecnologias. É nesse contexto que no presente projeto objetiva-se analisar a ACT que os estudantes dos cursos técnicos integrados em Edificações, Mecânica e Informática, técnicos subsequentes em Petróleo e Gás e Saneamento e o tecnólogo em Gestão Ambiental recebem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró (IFRN/MO). Para atingir tal objetivo serão utilizados a análise documental do PPP da instituição e PPCs de cada curso, a aplicação de questionários online, do tipo escala de Likert, e questões abertas, bem como entrevistas semiestruturadas realizadas por videoconferência com professores e coordenadores do curso. Para a análise dos dados será utilizada a estatística descritiva e elementos de análise de conteúdo, mediada pelo uso do software IRAMUTEQ 0.7 alfa 2. Como resultados esperados almeja-se uma caracterização da formação ofertada aos estudantes e a publicação de artigos e/ou trabalhos em eventos.