Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Brasil-História - A Revolta de Juazeiro

Concluido

Revolta de Juazeiro foi um conflito popular ocorrido entre os anos 1913 e 1914, na cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, quando o Brasil era governado pelo Presidente Hermes da Fonseca, que tinha como eminência parda o senador gaúcho Pinheiro Machado.

Naquela quadra histórica, houve intervenções políticas em vários estados do país, conhecidas como política das salvações, que tiveram como objetivo combater as lideranças corrompiam as estruturas políticas do Estado.

No Ceará, coube ao coronel do exército Franco Rabelo assumir a governança estadual e derrubar a oligarquia Acioli, que infelicitava aquele estado.

A queda de Nogueira Acioli, chefe do clã que dominava o Ceará causou descontentamento entre os coronéis que dominavam o sertão, os quais se uniram com o intuito de derrubar o salvador do estado.

A revolta adquiriu um caráter messiânico, posto que a população, imbuída de crenças religiosas, acreditava participar de uma guerra santa, devido à liderança religiosa e política de padre Cícero e política e militar de Floro Bartolomeu, médico e conselheiro do sacerdote.

A violência do movimento, liderado em nível nacional por Pinheiro Machado resultou na queda de Franco Rabelo e no fim da intervenção política no Ceará.