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Projeto de Pesquisa

Biocycle Adventure: Uma proposta de jogo digital para o ensino de Biologia

Concluido

Nos últimos anos vem ocorrendo um grande avanço da tecnologia e com isso nasce uma nova geração de indivíduos, denominados de nativos digitais, indivíduos que se caracterizam por passar grande parte do seu tempo interagindo com aparelhos eletrônicos, blogs, redes sociais entre outros. Além disso, diante do atual contexto da pandemia de COVID-19,  tempo esse de isolamento social e ensino remoto na maioria das escolas, o uso dessas tecnologias se tornou ainda mais frequente na sociedade. O nosso grupo de pesquisa, desenvolveu-se em 2019 um projeto, no qual se desenvolveu jogos digitais abordando determinados conteúdos da Biologia, dentre eles o conteúdo de ciclos biogeoquímicos, o qual foi abordado no protótipo do jogo denominado Biocycle Adventure. Este jogo foi aplicado em turmas do 3º do IFRN-Campus João Câmara sendo bem aceitos pelos alunos como recurso didático facilitador do processo de ensino e aprendizagem de biologia. Diante do exposto, o presente projeto tem como objetivo propor uma 2ª versão Biocycle Adventure, com o intuito de aprimorar o jogo digital da 1ª versão, bem como uma alternativa de complementar o ensino de biologia deixando-o mais atraente, prazeroso e dinâmico para os estudantes do ensino médio. A pesquisa será composta por 4 etapas: Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão; posteriormente será elaborado o jogo digital, a 2ª versão do jogo Biocycle Adventure. Na 3ª etapa o jogo digital será aplicado em turmas do IFRN-Campus João Câmara e se irá averiguar se os mesmos precisam de alterações; por fim os jogos serão disponibilizados aos docentes de Biologia para serem utilizados em suas aulas. Como resultados, espera-se elaborar e validar a 2ª versão do jogo digital Biocycle Adventure como recuso didático para o ensino de Biologia, além de despertar nos alunos do curso Técnico Informática o interesse para desenvolver softwares aplicados, envolvendo conhecimentos das disciplinas técnicas com disciplinas do núcleo estruturante.