As mídias sociais e o futebol de raça, amor e paixão: um estudo sobre o Flamengo em outro patamar
Concluido- Campus:
- CN
- Data inicial:
- 18/08/2020
- Data final:
- 19/03/2021
- Coordenação:
- Danilo Cortez Gomes danilo.cortez@ifrn.edu.br
No atual contexto organizacional, as empresas precisam urgentemente adequarem-se às novas exigências do mercado, tornando-se atrativas e mais próximas dos seus públicos-alvo. Essa mudança de postura se dá especialmente pela forma como estas se comunicam com seus clientes. Por isso, relacionar mídias sociais e esporte, mais especificamente o futebol, e nesse caso o clube com maior torcida no Brasil e no mundo – o Clube de Regatas do Flamengo – é adentrar num universo dinâmico e vasto que envolve gestão empresarial, marketing esportivo, mídias sociais, emoção e sentimentos de clientes/torcedores, vendas de produtos oficiais e produção de conteúdo para cerca de 42 milhões de flamenguistas espalhados pelo mundo. Com base em alguns estudos recentes sobre a relação entre mídias sociais e futebol (SALLES e JÚNIOR, 2015; OLIVEIRA, 2016; VERAS, 2018) e marketing esportivo (PITTS e DAVID, 2002; STOTLAR e DUALIB, 2005; REIN, KOTLER e SHIELDS, 2008; SORIANO, 2010), esta pesquisa busca analisar as mídias sociais do Clube de Regatas do Flamengo em suas diversas especificidades, como o conteúdo utilizado, as interfaces e design, público alvo, quantitativo de visualizações, monetização dessas mídias, além da forma como estas se relacionam com os seus clientes/torcedores, visto o enorme crescimento atingido pelo clube nos últimos anos. Serão utilizadas entrevistas e o acompanhamento das ações diárias das mídias sociais do Flamengo para a coleta de dados, que posteriormente serão analisados qualitativa e quantitativamente. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória-descritiva. Espera-se que os resultados sirvam de subsídio importante para os profissionais que atuam diretamente na área das mídias sociais e principalmente aos pesquisadores envolvidos, dentre eles, os alunos do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, no intuito de “despertarem” para essa realidade de negócio existente no mercado futebolístico que entretém milhões de seguidores.