A Formação Inicial e Continuada de Professores no IFRN-Campus João Câmara: impactos da BNC FORMAÇÃO na Região do Mato Grande
Concluido- Campus:
- JC
- Data inicial:
- 18/08/2020
- Data final:
- 19/03/2021
- Coordenação:
- Francinaide de Lima Silva Nascimento francinaide.silva@ifrn.edu.br
Este projeto de pesquisa lança luz à formação de professores para a Educação Profissional a partir da análise das Práticas Profissionais presentes nos Currículos dos Cursos de Formação Inicial e Continuada de Professores, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN-Campus João Câmara. No referido campus, atualmente, há uma diversidade de ofertas à formação docente, a saber: Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia, Especialização em Ensino de Ciências para a Educação Básica e Educação Ambiental e Geografia do Semiárido. O intuito é verificar a consonância entre os Projetos Pedagógicos dos Cursos, a Organização Didática do IFRN (2012), como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e Ensino Básico com a emergência da Base Nacional Curricular (BNC-Formação). Para isso, investiga-se os documentos institucionais que regulam a prática profissional. Utilizamos também como aporte teórico Libâneo (2013), Oliveira e Toschi (2012), Nunes (2001), Pimenta e Lima (2012). Em 2018, os cursos de formação inicial ofertados pelo IFRN passaram por significativas reformulações as quais enfatizam práticas integradoras desde o primeiro período de formação. Além disso, os Estágios Curriculares Docentes são componentes curriculares imprescindíveis à efetivação dos saberes para a docência e tem sido um espaço de construção de nexos, de significados e identidade para a prática do magistério. Corroboram este fato, a continuidade de programas interinstitucionais presentes no campus, mas que extrapolam a formação inicial, visto seus impactos na educação básica do entorno, tendo por propulsor o IFRN e os vários agentes educativos implicados, inclusive professores já formados e em atuação nas redes de ensino. Corroboram estes pontos a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a proposta da BNC FORMAÇÃO. Assim, busca-se verificar as contribuições formativas aos professores dadas pela instituição à região do Mato Grande. As ações do projeto de pesquisa serão executadas em sete meses e tem o custo de R$ 2.100, 00 (dois mil e cem reais) destinado ao pagamento de bolsa a estudante de Iniciação Científica e R$ 1.750,00 (um mil, setecentos e cinquenta reais) para auxílio financeiro. As atividades propostas no presente projeto estão em conformidade com a Resolução n. 22/2020 - CONSUP-IFRN, que regulamenta as medidas de prevenção e enfrentamento à situação de pandemia decorrente do novo coronavírus (SARS-CoV-2), adotadas no âmbito do IFRN.