Caracterização de Mecanismos de Comunicação Resiliente para Redes Ad-Hoc Veiculares Habilitadas por Tecnologias SDN
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 18/08/2020
- Data final:
- 19/03/2021
- Coordenação:
- Felipe Sampaio Dantas da Silva felipe.dantas@ifrn.edu.br
As Redes Ad-Hoc Veiculares (VANETs, do inglês Vehicular Ad-Hoc Networks) são consideradas o pilar dos futuros sistemas inteligentes de transporte, que oferecerão serviços inovadores para controle do tráfego e segurança de passageiros. Através das VANETs, eventos como alertas de condição de tráfego, frenagem de emergência, e mudanças repentinas de faixas podem ser obtidos em tempo real a partir de outros veículos para evitar a ocorrência de acidentes. A natureza crítica desses cenários que envolvem as VANETs implica que elas devem permanecer operacionais, apesar de falhas acidentais e ataques direcionados. Frente a essa necessidade, vários estudos recentes promoveram soluções para melhorar o nível de resiliência das VANETs, onde uma parcela significativa considerou o paradigma das Redes Definidas por Software (SDN, do inglês Software-Defined Networking) como uma direção promissora para tornar VANETs mais resistentes a falhas e ameaças. Embora as VANETs baseadas em SDN tenham se tornado um popular tópico de pesquisa, ainda há uma série de desafios a serem enfrentados no que diz respeito a resiliência. Nesse contexto, compreender as contribuições e lacunas científicas existentes é crucial para impulsionar novas pesquisas. Diante disso, esse projeto pretende fornecer uma contribuição nesta área através de um estudo aprofundado na literatura relacionada, objetivando definir uma taxonomia para resiliência habilitada por SDN em VANETs. Através deste estudo, pesquisadores terão uma visão holística sobre as principais contribuições científicas e problemas a serem enfrentados.