Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

“Análise comparativa da viscosidade de álcool em gel produzido no IFRN com outras marcas vendidas no mercado”

Concluido

Em virtude do grande número de casos do COVID 19, em todo mundo, e a facilidade de contaminação, a organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia do novo “ coronavírus”. Para se ter uma ideia da gravidade, em janeiro, o novo coronavirus se concentrava, apenas, na China, a partir daí, outros países começaram receber pessoas infectadas vindas da China e com isso, no final de janeiro o número de países que apresentava a contaminação já somavam 129 e o número de contaminados na China, no final deste mesmo mês, já eram 10.000. Hoje, só no Brasil, já são 2.483.191 contaminados e 88.539 mortos pelo novo coronavirus.

Devido a essa facilidade de contaminação, pelo novo coronavirus, a sociedade global passou a sofrer prejuízos nos setores produtivos, educacionais, entretenimento, turístico, esportivo, financeiros entre outros. Com isso, toda sociedade vem sendo recrutada para atuar na contenção desse novo vírus para evitar sua disseminação.

O Brasil vem tomando medidas de prevenção da disseminação desse vírus, através de esforços do governo federal, seus ministérios, governadores e prefeitos, adotando medidas que visem minimizar os impactos dessa contaminação epidêmica. Neste sentido, como medidas de contaminação, foi orientado que as pessoas devem permanecer em suas residências, evitando aglomerações, uso de higienização pessoal, como lavar as mãos com bastante frequência, utilização de álcool gel e utilização de mascaras.

Neste contexto, este projeto tem como objetivo produzir álcool em gel, com carbomero alternativo e comparar com algumas marcas de álcool em gel vendidas no mercado, quanto a viscosidade, para identificar se as mesmas estão de acordo as normas da Anvisa. Estas análises serão desenvolvidas nos laboratórios de química e de águas do IFRN Campus Mossoró.