A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DO IFRN/Campus Ipanguaçu
Concluido- Campus:
- IP
- Data inicial:
- 15/08/2020
- Data final:
- 15/03/2021
- Coordenação:
- Veronica Maria de Araujo Pontes pontes.veronica@ifrn.edu.br
O Plano Nacional de Educação prevê a realização de 20 metas até o ano de 2024. Um plano direcionado à educação tem como um dos objetivos evidenciados a formação docente inicial e continuada de responsabilidade das instituições e também do profissional educacional. No contexto atual, pensar a educação se faz cada vez mais necessário diante das mudanças urgentes e necessárias que surgiram esse ano a partir da pandemia que assolou não só o nosso país mas o mundo. O Brasil passou a enfrentar graves problemas de isolamento social e um dos que foi muito afetado foi o da educação escolar que mesmo distante, em isolamento passou a realizar atividades, dando continuidade ao processo ensino-aprendizagem de forma remota, sem termos pensado anteriormente nesse novo modelo educativo. Percebemos então que novo formato de formação docente passou a ser refletido em todas as instâncias educativas, tendo em vista a possibilidade de incluir as tecnologias de informação e comunicação, as metodologias ativas mas não antes de prescindir uma formação didático-pedagógica desses docentes da educação básica. Nossa pesquisa está direcionada para a análise dessa formação didático-pedagógica no curso de licenciatura em Informática o que de alguma forma possibilitará uma melhoria também no índice de aprendizagem dos estudantes da educação básica, público para quem está direcionada a prática do licenciado. Nessa perspectiva, objetivamos analisar as diretrizes oficiais dos cursos de formação docente, o projeto pedagógico do curso, as ementas e programas gerais das disciplinas ofertadas e a produção dos trabalhos finais dos discentes, assim como as falas dos sujeitos da pesquisa: docentes e discentes para entendermos o real contexto onde essa formação se dá.