Aluno-Autor no Instagram: experiências de autoria no Ensino Médio durante o isolamento social
Concluido- Campus:
- PAAS
- Data inicial:
- 15/08/2020
- Data final:
- 31/07/2021
- Coordenação:
- Rosa Maria da Silva Medeiros rosa.medeiros@ifrn.edu.br
Fundamentando-se Bakthin (1992); Possenti (2001, 2002), Tfouni (2008), o projeto de pesquisa "Aluno-Autor no Instagram: experiências de autoria no Ensino Médio durante o isolamento social" objetiva analisar recursos discursivos utilizados por alunos do Ensino Médio Integrado/PAAS ilustrativas de marcas de autoria em postagens direcionadas ao público do Instagram, durante a pandemia. A partir dos conceitos de autoria, estilo e gênero discursivo, esse projeto contribui com reflexões teórico-metodológicas sobre a análise de textos dos alunos que não se limita a adequações gramaticais e textuais, mas que identifica e reconhece produções autorais. A concretização desse projeto possibilita o aprofundamento e a atualização das discussões sobre escrita na escola, verticalizando estudos que relacionam autoria, ensino e textos escritos por jovens em processo de aquisição da língua escrita em suas inúmeras possibilidades. Corrobora, sobretudo, para a formação integral do ser humano em que educar significa oportunizar o afloramento de modos de ser e dizer em diversas situações comunicativas da vida cujo contexto social pode ser escolar, lúdico, supérfluo ou crítico como o do enfrentamento de uma pandemia.