ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DE ELETROTÉCNICA
Concluido- Campus:
- MO
- Data inicial:
- 15/08/2020
- Data final:
- 15/03/2021
- Coordenação:
- Albino Oliveira Nunes albino.nunes@ifrn.edu.br
A alfabetização científica e tecnológica (ACT) impõe-se como uma necessidade para a compreensão do mundo moderno, no qual a Ciência e a Tecnologia (C&T) tem um papel fundamental. A despeito disso, alguns estudos apontam para o crescente desinteresse dos estudantes pelo estudo das ciências naturais e tecnologias. É nesse contexto que no presente projeto objetiva-se analisar a ACT que os estudantes do curso técnico integrado em eletrotécnica recebem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para atingir tal objetivo serão utilizados a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição e Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a aplicação de questionários on line do tipo escala de Likert e questões abertas, bem como entrevistas semiestruturadas realizadas por videoconferência com professores. Para a análise dos dados será utilizada a estatística descritiva e elementos de análise de conteúdo, mediada pelo uso do software Iramuteq 0.7 alfa 2. Como resultados esperados almeja-se uma caracterização da formação ofertada aos estudantes e a publicação de artigos e capítulos de livro.