A guerra infinita do(a) jovem pesquisador(a): gamificação e escrita técnico-científica no ensino médio integrado
Concluido- Campus:
- MC
- Data inicial:
- 15/08/2020
- Data final:
- 05/04/2021
- Coordenação:
- Alana Drizie Gonzatti dos Santos alana.drizie@ifrn.edu.br
A alunos de nível médio, como iniciantes da escrita e leitura de textos técnico-acadêmicos, lança-se o desafio de entender as competências da pesquisa a cada habilidade de um super-herói ou heroína, a fim de se apropriar do mundo acadêmico e se desenvolver como protagonista de seu ensino-aprendizagem. Nesse horizonte de compreensão, desfazer tanatos para empreender uma pesquisa requer assumir metodologias estratégias e incorporar e trabalhar potencial específicos, com vistas a ampliar espaços e lugares de cidadania, inclusão e direito a voz como sujeitos pensantes de sua prática própria educativa, assim como o exercício do autoconhecimento ofertado nas leituras realizadas e no engajamento com a escrita dos gêneros acadêmicos e sua publicização. Tendo isso exposto, este projeto de pesquisa propõe desenvolver proposta pedagógica relacionando a ludicidade à leitura e escrita de textos acadêmicos e de divulgação científica, a partir da integração de temáticas do universo Geek com conteúdos como características da linguagem científica, gêneros técnico-científicos (projeto de pesquisa, artigo científico, resumo, resenha, relatório) e metodologia científica. Esperamos desmitificar o acesso ao universo da pesquisa acadêmica para o público jovem do ensino médio, através da ludicidade, e desenvolver e implementar, a partir de uma metodologia ativa e de referenciais de letramento acadêmico e da gameficação, jogos interativos que contribuam com esse processo pedagógico, partindo de respaldo teórico e da análise de questionários realizados com alunos do 4o ano dos cursos técnico integrados em nível médio do IFRN - Campus Macau acerca da temática.