Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A modelagem paramétrica no processo de ensino-aprendizagem em Desenho Técnico.

Concluido

O estudo das formas geométricas bi e tridimensionais é assunto básico e imprescindível na formação do técnico em Edificações. Este conteúdo é abordado no eixo tecnológico do curso pela disciplina de Desenho Técnico sob abordagem de caráter instrumental e gráfico, porém, também é abarcado por matemática já que tem sua origem na Geometria Euclidiana. Considerando esta conexão somada a um cenário de crescente tecnológica na indústria de Arquitetura, Engenharia Civil e Construção (AEC), o recurso da modelagem paramétrica surge como uma possibilidade de instrumento didático-pedagógico uma vez que articula raciocínio lógico e algorítmico com resultados gráficos. A metodologia proposta neste projeto baseia-se na experimentação utilizando de exercícios gráficos com composições formais aplicados no software de modelagem geométrica digital Rhinoceros 5 com plug-in para parametrização: Grasshopper. Espera-se trazer mais interação ao ensino-aprendizagem em Desenho Técnico e explorar novas tecnologias computacionais resultando em mais interesse e melhor desempenho dos alunos na disciplina.