Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

Aluno-Autor: reflexões sobre autoria em textos escritos de alunos do Ensino Médio Integrado do IFRN/PAAS

Concluido

O projeto Aluno-Autor, fundamentando-se Bakthin (1992); Marcuschi (2002) dentre outros, objetiva desenvolver, no IFRN/PAAS, estratégias teórico-metodológicas sobre a produção textual escrita através de situações didáticas que garantam o uso da linguagem como prática social, para reflexão sobre o desenvolvimento, ou não, da autoria na prática escrita desses alunos. Ao instituirmos o domínio dos usos sociais da linguagem como prioridade, efetivamos a participação do aluno como cidadão que tem voz e sabe agir por meio da linguagem escrita como um agente transformador da realidade social que o circunda. Desse modo, investimos em um processo de formação dos alunos, evitando a padronização, a produção em massa, a fim de propiciar o desenvolvimento da autoria, a produção de singularidades materializadas em textos escritos de alunos do Ensino Médio integrado do IFRN/PAAS.