A duplicação do autor: um estudo sobre o duplo na trilogia metadramatúrgica gogoliana
Concluido- Campus:
- PAR
- Data inicial:
- 01/08/2019
- Data final:
- 31/07/2020
- Coordenação:
- Rebeka Caroca Seixas rebeka.caroca@ifrn.edu.br
A presente pesquisa é um estudo preliminar e tem por objetivo principal investigar a dramaturgia gogoliana, buscando a elaboração de parâmetros que possam revelar de que maneira o duplo se apresenta nas tessituras das peças a serem abordadas. A pesquisa tem como base a trilogia metadramaturgica gogoliana que compreende as segintes peças: Inspetor Geral (1835), À Saída do Teatro Depois da Representação de uma Nova Comédia (1836), Desenlace de O Inspetor Geral (1946). A relação da metadramaturgia com o conceito de duplo se aproximam na obra gogoliana uma vez que, ao abordar os elementos dramatúrgicos, Gógol jamais se insere declaradamente como personagem. Porém, uma análise aprofundada de sua obra, principalmente no que se refere a trilogia metadramatúrgica, demonstra que os personagens de Gógol aparecem como seus duplos. Uma manifestação de seus reflexos e suas sombras, ora opondo-se e ora concordando, através dos diversos personagens das três obras, com os comentários feitos pela sociedade da época. Dessa forma, uma análise preliminar nos possibilita cogitar que os referidos conceitos caminham em consonância na estrutura da obra gogoliana e nos apontam caminhos para uma análise mais complexa da obra do dramaturgo. Assim, buscamos através deste projeto descobrir até que ponto as obras metadramatúrgicas gogolianas são reflexos de seu duplo manifestado.