ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO CURSO PREPARATÓRIO PARA A OBMEP NAS COMUNIDADES CAMPESINAS DE CANGUARETAMA RN
Concluido- Campus:
- CANG
- Data inicial:
- 02/05/2019
- Data final:
- 02/12/2019
- Coordenação:
- Francisco do Nascimento Lima francisco.lima@ifrn.edu.br
Este estudo tem como objetivo analisar a influência da participação no Curso Preparatório de Matemática Olímpica (OBMEP) na melhoria do desempenho escolar de alunos de escolas públicas que sejam preferencialmente das comunidades campesinas dos Caboclos, Comunidade Indígena do Catu e do acampamento José Martí/MST, que teoricamente possuem maior dificuldades em estudar, pois muitos ajudam seus pais em trabalhos de casa ou agrícola. Assim o nosso trabalho também terá uma grande contribuição social. A hipótese principal é que o aluno participante do projeto-experimento (Curso Preparatório de Matemática Olímpica) demonstrará desempenho escolar superior aos discentes que não participarem do projeto (grupo de controle), não apenas na disciplina de matemática, o que já é esperado, mas, também nas demais disciplinas curriculares do ensino fundamental. Para tanto, será desenvolvido uma pesquisa experimental, com enfoque analítico em etapas qualitativas e quantitativas. A amostragem será do tipo probabilística, sendo o sujeito escolhido pelo método aleatório simples. Para sua implementação, serão selecionados dois grupos de alunos de escolas pública, sendo o primeiro grupo escolhido por serem preferencialmente das comunidades citadas para participarem do Curso Preparatório de Matemática Olímpica e o segundo sendo selecionado, aleatoriamente e em igual número, enquanto grupo de controle. Ou seja, aqueles que não participarão do curso, mas, terão seu desempenho acompanhado para fins de comparação de resultados entre os participantes e os não participantes. Os dados serão coletados por meio de avaliações periódicas dos dois grupos, o estudado (de participantes do curso) e o grupo de controle (não participantes do curso), em situações iguais. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva, como também de testes de hipóteses realizados por meio do t test para amostras independentes (para comparar se há diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho dos participantes e dos não participantes/grupo de controle), como também dependentes (para comparar se há também diferenças significativas entre desempenho inicial e final dos participantes). O enfoque qualitativo será utilizado para fins de análise das percepções dos participantes sobre o projeto e o impacto dele em seu desempenho, por meio da Análise de Conteúdo de Bourdieu. Cabe destacar a acentuada relevância deste projeto no que concerne a aplicação do tripé ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento de uma pesquisa experimental cujos resultados poderão proporcionar insights de notória relevância para o estímulo a melhoria do desempenho de alunos de escolas públicas. Além disso, poderá oferecer subsídios para o desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas de ensino com acentuada capacidade de impacto no desempenho escolar de discentes de escolas públicas, corroboradas não apenas conceitualmente, mas, estatisticamente significativas.