A (DES)UNIFORMIDADE DA EXPANSÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL
Concluido- Campus:
- ZN
- Data inicial:
- 02/05/2019
- Data final:
- 02/12/2019
- Coordenação:
- Andre Luiz Ferreira de Oliveira andre.oliveira@ifrn.edu.br
O notável crescimento quantitativo pelo qual passaram, nos últimos anos, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em todo Brasil, tem despertado inquietações de pesquisadores de todo o país sobre a configuração organizacional deste tipo de instituição. No Rio Grande do Norte não foi diferente e também apresentou um quadro de expansão diferenciado quando comparado aos demais Estados da Federação. Tal como as outras organizações integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) apresenta uma configuração organizacional escolar atípica, ao integrar vários subsistemas de educação sob o mesmo “guarda-chuva” infraestrutural, cultural e administrativo. Assim, de modo a compreender este modelo organizacional, que comportou a democratização do acesso a diversos níveis de ensino, inclusive, a partir de 2008, com a oferta de pós-graduações stricto sensu, foi necessário imergir nas políticas nacionais e internacionais afim de compreender, também sob à luz da globalização o desenvolvimento desta instituição. Dessa forma, o presente projeto tem por finalidade a pesquisa dos aspectos referentes à Organização e Administração Escolar, bem como a reflexão sobre a forma como ocorreu a expansão da Rede Federal, sua implicações e desafios que permeiam essa instituição.