A formação e práxis docente dos professores de Letras e Artes do Município de Apodi/RN
Concluido- Campus:
- AP
- Data inicial:
- 02/05/2019
- Data final:
- 02/12/2019
- Coordenação:
- Jose Magnaldo de Moura Araujo magnaldo.araujo@ifrn.edu.br
A formação de professores tem ganhado bastante espaço nas discussões que focalizam a educação, principalmente no que diz respeito à atuação profissional desses professores na Educação Básica. Nessa perspectiva, buscando contribuir com essas discussões, esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o perfil de formação dos professores de Letras (Espanhol, Libras, Inglês, Português) e Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) do município de Apodi/RN. Nosso universo de pesquisa é constituído por escolas municipais, estaduais, particulares e organizações não governamentais que ofertam a Educação Básica no município de Apodi/RN. Os sujeitos dessa pesquisa serão os professores que atuam nas disciplinas de Arte/Artes visuais, Artes/Dança, Artes/Música, Artes/Teatro, Espanhol, Inglês, Libras e Português do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, bem como os demais professores unidocentes atuantes na Educação Infantil e Ensino Fundamental I com o ensino de Letras e Artes. Como metodologia, optamos por uma abordagem quantitativa, de maneira que pretendemos utilizar, como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de questionários abertos online e presencial de modo a realizar um levantamento dos dados que contribuam com a formação do perfil já citado. Para organização dessas informações, pretendemos utilizar o google forms e o software de análise de conteúdo atlas.ti. Nosso referencial metodológico terá como principais fontes Bardin (2011) e Babbie (2014) e nosso referencial teórico ainda terá como base os estudos sobre a formação de professores de Letras e Artes, além de autores da área de Educação, como Saviani (2008) e Vázquez (2007), os quais focalizam a práxis docente. Esperamos que esta pesquisa possa nos ajudar a ter um panorama da formação de professores de Letras e Artes do município de Apodi/RN, diagnosticando as principais demandas e perspectivas de formação desses docentes, de maneira a contribuir com a área de formação de tais professores.