A Educação Ambiental na formação inicial: um olhar sobre a Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Concluido- Campus:
- MC
- Data inicial:
- 04/06/2018
- Data final:
- 31/12/2018
- Coordenação:
- Monica Rocha de Oliveira monica.rocha@ifrn.edu.br
A Educação Ambiental (EA) é componente essencial e permanente da educação nacional. Nesse sentido, a temática ambiental é fundamental na formação inicial de professores, uma vez que os educadores precisam conhecer as concepções e práticas da EA e saber de sua importância para formar alunos críticos e cidadãos conscientes do seu papel no meio em que estão inseridos, proporcionando mudanças nos valores e condutas. A pesquisa das concepções de alunos e professores de um curso de formação de professores instaura um processo de reflexão em cada um dos participantes sobre suas próprias concepções e práticas educativas. Considerando a importância do papel do professor frente à EA e da temática ambiental na formação inicial de professores, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a presença da EA no curso de Licenciatura em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)-Campus Macau, através da percepção dos professores e discentes e identificação de experiências e práticas dos docentes e discentes do curso. O projeto de pesquisa será realizado com os professores e discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau, localizado no município de Macau, Rio Grande do Norte. A metodologia para investigar a dimensão ambiental na formação inicial será verificado o currículo, ementa e plano pedagógico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/IFRN. Como instrumento de obtenção de dados serão realizados questionários com professores do curso de licenciatura que ofereçam disciplinas relacionadas às temáticas investigadas. E também serão realizados questionários com alunos do curso. O acompanhamento e avaliação do projeto durante a execução serão realizados através de reuniões de grupos com os envolvidos para discussão sobre o cumprimento das atividades previstas e elaboração de relatórios com os resultados do projeto. Espera-se que esse projeto de pesquisa gerem informações sobre a presença da temática ambiental no componente curricular do curso de Licenciatura em Biologia/IFRN-Campus Macau contribuindo para formação inicial dos discentes do curso. Pretende-se com as ações desse projeto fornecer subsídios para os participantes refletirem sobre os problemas ambientais enfrentados na região visando buscar alternativas para formar cidadãos críticos quanto ao uso sustentável dos recursos naturais da região.