A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA- IFRN
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 01/06/2018
- Data final:
- 28/12/2018
- Coordenação:
- Maria Cristina Cavalcanti Araujo cristina.cavalcanti@ifrn.edu.br
O projeto propõe-se avaliar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID para a formação e prática docente dos licenciandos e egressos do curso de Licenciatura em Geografia do IFRN- CNAT. O PIBID, elaborado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior– CAPES, tem como objetivo fomentar a iniciação à docência e contribuir para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior, contribuindo com a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Nesse sentido, propõe-se, como objetivos da pesquisa entender a concepção e os objetivos do PIBID; investigar a percepção do licenciando em geografia sobre o programa; enaltecer a importância do investimento em políticas educacionais e dar visibilidade ao Programa de Iniciação à Docência. Para a efetivação da pesquisa, será realizada a revisão bibliográfica de textos, artigos e anais referentes ao ensino superior e ao PIBID, análises da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e do Decreto nº 7.219/2010 que cria o PIBID, bem como dos Relatórios do PIBID de Geografia IFRN-CNAT. Além disso, será aplicado formulários com licenciandos e egressos participantes do PIBID-Geografia. Pretende-se, assim, identificar os possíveis desafios e barreiras enfrentados pelos bolsistas do programa, enfatizando a importância em sua formação docente.
Palavras-chave: Ensino Superior. Iniciação à Docência. Formação Docente. Geografia.