A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS CURSOS OFERTADOS PELO PRONATEC NO IFRN CAMPUS NATAL-CENTRAL
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 03/08/2015
- Data final:
- 03/05/2016
- Coordenação:
- Andre Luis Firmino de Brito Barros andre.barros@ifrn.edu.br
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central, a partir do ano de 2012, com o objetivo de expandir a oferta de cursos da educação profissional e tecnológica, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. Inicialmente, no segundo semestre de 2012, foram ofertadas cinco turmas de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), totalizando 203 alunos inscritos no Programa. Deste total, aproximadamente 28,1% dos discentes, ou seja, 57 estudantes desistiram dos cursos. A existência de evasão tão elevada em cursos organizados a partir de uma política pública, que busca expressamente privilegiar a formação profissional como recurso de inserção dos jovens no mercado de trabalho, remete nossas reflexões para o contexto da política educacional brasileira. É indispensável que a atual política educacional para o ensino profissionalizante, ao desenvolver suas estratégias de expansão, considere a evasão escolar e suas principais causas, de forma a evitar o risco de decisões equivocadas e onerosas. Logo, diante deste cenário, este projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar as causas da evasão escolar, registradas no período de 2012 a 2014, nos Cursos FIC ofertados pelo PRONATEC no Campus Natal-Central. A investigação propõe também, classificar e examinar os motivos declarados de evasão pelos estudantes e comparar às práticas da unidade analisada, no índice de evasão. Em relação ao embasamento teórico da nossa pesquisa, uma revisão da literatura será realizada a partir de autores que exploram esta temática. Para alcançarmos nossos objetivos, serão adotados procedimentos de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa e ao final deste estudo, esperamos contribuir com as políticas de acesso e permanência, principalmente com os grupos de maior índice de vulnerabilidade socioeconômica e pedagógica, visando à investigação e a sugestão de estratégias preventivas e propositivas que contribuam para a formação profissional dos nossos discentes, de maneira permanente e continuada, possibilitando a minimização do problema.