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Projeto de Pesquisa

ARGAMASSA COM RESÍDUO DE BORRACHA DE PNEU DE BAIXA DENSIDADE E MÓDULO DE ELASTICIDADE

Concluido

Órgãos de defesa e controle ambiental têm dado grande ênfase ao tema relacionado a obrigatoriedade da destinação adequada dos resíduos sólidos provenientes dos processos industriais e do descarte de bens de consumo inservíveis. Os resíduos de difícil reciclagem e ou reaproveitamento são os que se apresentam inalteráveis quando submetidos a processos de biodegradação, cuja reciclagem, embora se faça possível, não se revela executável no sentido de sua rentabilidade. Nessa temática, se incluem os pneus de borracha, enquadrados tipicamente como resíduo sólido de difícil reciclagem e gerador de um grande passivo ambiental se descartados inadequadamente na natureza.

É inegável que o segmento industrial de recuperação e reaproveitamento de pneus usados (processo designado de recauchutagem) contribui na redução desse passivo, mesmo que de maneira modesta, para mitigar as consequências do acúmulo de pneus descartados na natureza. Entretanto, na operação de recauchutagem, os pneus são reconformados com uso de uma retífica, gerando, assim, um sub-resíduo em forma de raspa. Essa raspa de pneu, por apresentar granulometria semelhante, em grande parte, às areias naturais secularmente usadas na fabricação de argamassas, estudos têm sido desenvolvidos nesses compósitos cimentícios substituindo parcialmente a areia natural pela raspa de pneu reciclado, contribuindo dessa forma, na preservação de um recurso natural (agregado miúdo - areia) e na destinação de um produto de difícil decomposição e propiciador de transmissor de mosquitos causadores de graves doenças como a dengue e o zica vírus.

Neste segmento, esta pesquisa propõe-se a avaliar o desempenho e durabilidade de argamassas à base de cimento Portland para com adição de pó de borracha de pneus inservíveis. O universo investigativo compreenderá na análise de argamassas (amostra de referência) e de mais 05 (cinco) amostras de argamassas, compostas com adição de pó de borracha de pneus inservíveis (peneira de abertura 0,15mm), em volume, nas respectivas proporções de 1%, 2%, 3%, 4% e 5%. Essas amostras de argamassas serão submetidas aos ensaios de determinação do índice de consistência (NBR 13276:2005), absorção de água por capilaridade (NBR 9779:1995), resistência à compressão (NBR 7215:1996), resistência à tração na flexão (NBR 13279:2005), determinação da densidade de massa e do teor de ar incorporado (NBR 13278:1995), massa específica e unitária e ensaios de durabilidade (permeabilidade e ensaio de resistência à íons cloretos). Espera-se produzir argamassas adequadas para o uso a que se propõe com na busca de melhorias da qualidade de vida, com especial atenção a temas relacionados com a redução e reutilização de resíduos gerados pelo setor automobilístico, baseado na inserção de resíduos de pneus de empresas recauchutadoras na sua composição.