A investigação sociolinguística como mecanismo de conscientização acerca das variedades da língua: um estudo dos conectores “e, aí, então e portanto”
Concluido- Campus:
- SPP
- Data inicial:
- 16/04/2018
- Data final:
- 12/11/2018
- Coordenação:
- Juzelly Fernandes Barreto Moreira Juzelly.barreto@ifrn.edu.br
Estudar as diferentes variedades de uma língua possibilita que um pesquisador conheça a multiplicidade que constitui um idioma. Ao olhar os diferentes gêneros textuais que permeiam a língua, percebemos como as marcas textuais (por exemplo os conectores E, AÍ, ENTÃO e PORTANTO), parecem demonstrar que determinados elementos linguísticos tão próprios de textos específicos, podem deslizar num contínuo que vai de um texto mais formal a um texto mais informal e essas são questões socioculturais de importância fulcral para o desenvolvimento da sociolinguística variacionista. Ao pensar nessas nuances da língua, este projeto pretende ampliar a percepção dos alunos, fazendo-os compreender que intrínseco à língua portuguesa está a cultura em que ela está inserida e que, por isso, conhecê-la nos faz adentrar aos aspectos culturais que moldam este idioma e o fazem ao mesmo tempo tão diverso e tão definidor de um povo. Com base nesse pressuposto, pretende-se, com este projeto, refletir sobre questões epistemológicas acerca da sociolinguística, através de discussões a respeito de como as diferentes variedades sociais (idade, sexo, gênero) e fatores dialetais (cidade, região) podem influenciar em determinados usos da língua. Para tanto, serão realizados encontros semanais com os pesquisadores, primeiro inserindo-os no âmbito teórico, em seguida, buscando em campo elementos que mostrem essas diferenças para que posteriormente, possamos promover a reflexão acerca dos dados obtidos a fim de de elaborarmos conclusões capazes de relacionar coerentemente a teoria e a prática postas neste projeto.