A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DAS LICENCIATURAS DO IFRN CAMPUS NATAL-CENTRAL
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 01/09/2015
- Data final:
- 31/03/2016
- Coordenação:
- Andre Luis Firmino de Brito Barros andre.barros@ifrn.edu.br
Sabe-se que nas últimas décadas a valorização dada ao setor educacional está em ascensão. Diante desse contexto considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da implantação de um modelo educacional eficaz que um país cresce. Embora os avanços tenham sido relevantes nos últimos anos em nosso país, ainda há muito para ser feito. As escolas, como também as universidades, tornaram-se locais de grande importância para a ascensão social. Muitas famílias, como também o Estado tem investido muito neste setor, porém vem se verificando que nos últimos anos as taxas de evasão escolar nos cursos de licenciatura vêm tendo um aumento gradativo. A evasão é, certamente, um dos problemas que afligem as instituições de ensino em geral. A busca de suas causas tem sido objeto de muitos trabalhos e pesquisas educacionais. A evasão estudantil no ensino superior sobretudo nos cursos de licenciatura é um problema internacional que afeta o resultado dos sistemas educacionais. As perdas de estudantes que iniciam, mas não terminam seus cursos, são desperdícios sociais, acadêmicos e econômicos. No setor público, são recursos públicos investidos sem o devido retorno. No setor privado, é uma importante perda de receitas. Em ambos os casos, a evasão é uma fonte de ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e espaço físico. Tendo em vista esse cenário, o presente artigo centra-se seu estudo nos cursos de licenciatura de Física e Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal-Central, cuja expressividade merece atenção especial e urgente. Os resultados serão obtidos através da análise de documentos, revisão bibliográfica e aplicação de questionário sobretudo no ano de 2009. Espera-se ao final desse estudo encontrar possíveis respostas que expliquem o motivo da alta taxa de evasão, como também verificar as possibilidades e os meios para sanar e/ou minimizar tal problema.