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Projeto de Pesquisa

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO NO CURSO PREPARATÓRIO DE MATEMÁTICA OLÍMPICA NO DESEMPENHO ESCOLAR DE ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CANGUARETAMA/RN

Concluido

Este estudo tem como objetivo analisar a influência da participação no Curso Preparatório de Matemática Olímpica (OBMEP) na melhoria do desempenho escolar de alunos de escolas públicas. A hipótese principal é que o aluno participante do projeto-experimento (Curso Preparatório de Matemática Olímpica) demonstrará desempenho escolar superior aos discentes que não participarem do projeto (grupo de controle), não apenas na disciplina de matemática, o que já é esperado, mas, também nas demais disciplinas curriculares do ensino médio. Para tanto, será desenvolvido uma pesquisa experimental, com enfoque analítico em etapas qualitativas e quantitativas. A amostragem será do tipo probabilística, sendo o sujeito escolhido pelo método aleatório simples. Para sua implementação, serão selecionados dois grupos de alunos de uma escola pública previamente selecionada, sendo o primeiro grupo escolhido, por sorteio, para participar do Curso Preparatório de Matemática Olímpica e o segundo sendo selecionado, da mesma maneira, e em igual número, enquanto grupo de controle. Ou seja, aqueles que não participarão do curso, mas, terão seu desempenho acompanhado para fins de comparação de resultados entre os participantes e os não participantes. Os dados serão coletados por meio de avaliações periódicas dos dois grupos, o estudado (de participantes do curso) e o grupo de controle (não participantes do curso), em situações iguais. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva, como também de testes de hipóteses realizados por meio do t test para amostras independentes (para comparar se há diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho dos participantes e dos não participantes/grupo de controle), como também dependentes (para comparar se há também diferenças significativas entre desempenho inicial e final dos participantes). O enfoque qualitativo será utilizado para fins de análise das percepções dos participantes sobre o projeto e o impacto dele em seu desempenho, por meio da Análise de Conteúdo de Bourdieu. Cabe destacar a acentuada relevância deste projeto no que concerne a aplicação do tripé ensino, pesquisa e extensão no desenvolvimento de uma pesquisa experimental cujos resultados poderão proporcionar insights de notória relevância para o estímulo a melhoria do desempenho de alunos de escolas públicas. Além disso, poderá oferecer subsídios para o desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas de ensino com acentuada capacidade de impacto no desempenho escolar de discentes de escolas públicas, corroboradas não apenas conceitualmente, mas, estatisticamente significativas.