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Projeto de Pesquisa

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS PROBLEMÁTICOS PARA A APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO

Concluido

Ao analisarmos o ensino da Geografia em escolas da rede pública e privada, observamos que a ciência geográfica ainda é ensinada, na maioria das vezes, de forma tradicional e que a aprendizagem resulta, geralmente, em memorização dos conteúdos. Com isso, vemos a necessidade de haver uma mudança na atuação do professor e do aluno no ensino e aprendizagem. Compreendemos que, independente da ciência a ser estudada, torna-se necessária a utilização de um método dialógico e crítico que permita a construção do conhecimento por parte do aluno e uma mudança no papel do professor, que deixaria de ser o centro do processo de ensino e passaria a ser o mediador da aprendizagem. Neste contexto, o objetivo da pesquisa consiste em refletir acerca da importância da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como método inovador de aprendizagem, bem como elaborar cenários problemáticos para o ensino e aprendizagem da Geografia de forma interdisciplinar embasando-se na utilização de princípios que ajudem os alunos a tornarem-se protagonistas em um conjunto de competências e criar condições favoráveis à aprendizagem ao longo da vida. A metodologia que será desenvolvida na pesquisa se constituirá de levantamento bibliográfico e análise crítica de referenciais selecionados, bem como discussões com pesquisadores, o que permitirá refletir e propor novas estratégias de aprendizagem. Compõe também, a metodologia, a aplicação dos cenários e a mensuração dos resultados da aprendizagem por meio de um questionário de opinião que será aplicado em uma turma do 1° ano do Ensino Médio do IFRN. Espera-se, com esse estudo, demonstrar que a Aprendizagem Baseada em Problemas é um método eficaz para a aprendizagem da Geografia, pois atua de forma a facilitar a produção de conhecimentos, desenvolvendo a formação de cidadãos críticos aptos a resolver os diversos tipos de problemas no âmbito da ciência geográfica por meio da aprendizagem dos conceitos fundamentais desta ciência.