ARCKO 2.0: Otimização Mecânica e de Software à Solução do Problema do Cubo Mágico.
Concluido- Campus:
- CNAT
- Data inicial:
- 01/05/2017
- Data final:
- 31/01/2018
- Coordenação:
- Placido Antonio de Souza Neto placido.neto@ifrn.edu.br
O projeto ARKCO: Um robô em arduino para resolver o problema do cubo mágico, foi desenvolvido no último ano no contexto do labotório LAICA, no campu Natal Central. Este projeto tinha por objetivo desenvolver um robô utilizando arduíno para resolver automáticamente o problema do cubo mágico. O projeto evoluiu, e obteve resultados relevantes de software e um modelo inicial para a solução mecânica. Em uma primeira fase, o problema foi resolvido sem considerar a performance do robô. A solução do problema do cubo mágico é ainda não satisfatório para os objetivos dos pesquisadores do laboratório. Assim, apresentamos uma extensão ao projeto para que possamos alcançar uma melhor performance de hardware e de software. Esta segunda versão deste projeto tem po objetivo a melhoria de tempo de execução do problema. Isso envolve melhorias da estrutura mecânica e pesquisa na solução lógica do robô. O objetivo principal é usar conceitos de software e hardware mais avançados para solução deste problema complexo, e assim motivar ainda mais os alunos da área de computação de se aventurarem neste tipo de solução. Este projeto envolve alunos do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e alunos do curso técnico em Manutenção e Suporte.