A INCLUSÃO DOS PRINCÍPIOS DA GREEN CHEMISTRY NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRN CAMPUS APODI
Concluido- Campus:
- AP
- Data inicial:
- 08/05/2017
- Data final:
- 16/12/2017
- Coordenação:
- Alexsandra Carvalho de Sousa alexsandra.sousa@ifrn.edu.br
Este projeto de pesquisa inclui-se no contexto das discussões que se estão desenvolvendo a nível mundial sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), com o propósito de reorientar os programas educacionais existentes em todos os seus níveis e modalidades em direção ao desenvolvimento sustentável. Para tanto, apresenta como objetivo analisar a adequação pedagógica dos princípios da Química Sustentável (Green Chemistry) no currículo e nas práticas curriculares do curso de Licenciatura em Química do IFRN, Campus Apodi. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e seu desenvolvimento consiste em realizar um estudo bibliográfico e documental sobre a inclusão desses princípios nos documentos curriculares do referido curso; realizar entrevistas com os docentes das disciplinas específicas para conhecer as dificuldades e possibilidades da incorporação dos conteúdos abordados em cada um dos doze (12) princípios da Química Sustentável. Esta pesquisa atende ao interesse dos Institutos Federais em promover e estimular o desenvolvimento de pesquisas e disseminar o conhecimento produzido em suas instituições em todos os âmbitos do conhecimento e traz em seu âmago o desafio da consolidação de uma ciência para a sustentabilidade.