Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Projeto de Pesquisa

A COMPREENSÃO RELACIONAL DA LINGUAGEM COMO UM INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Concluido

O presente projeto tem como objetivo discutir sobre a importância da linguagem para o Ensino de Matemática, especialmente porque a Matemática pode ser vista como uma linguagem distante das relações com a língua materna, assim, acreditamos que podemos interligar as disciplinas Português e Matemática voltando-as para uma linguagem que auxilie os alunos de Licenciatura em Matemática, especialmente os do IFRN campus Santa Cruz. Trabalhar dessa forma facilita a comunicação nos processos de ensino aprendizagem, especialmente no que diz respeito à compreensão e interpretação de textos matemáticos. Aqui, trataremos algumas das questões que envolvem a linguagem matemática, entre elas, o trabalho em parceria com a língua materna e a aprendizagem dos conceitos e definições em Matemática, buscando mostrar a importância dessa proposta no curso para licenciandos em Matemática.